Ambientes Multi-Cloud: Uma Solução para Grandes Projetos
com Múltiplos Ambientes em Nuvem e Múltiplos Fornecedores

Os benefícios das arquiteturas multinuvem

Ambientes multinuvem combinam serviços de nuvem de diferentes fornecedores. Nem todos os dados têm de ser geridos da mesma forma, ou ter o mesmo nível de disponibilidade, pois nem todos os dados são igualmente críticos e importantes. A adoção de um ambiente multinuvem permite-lhe criar o ambiente mais adequado e a melhor solução para o seu projeto. Da mesma forma, ambientes multinuvem podem ser uma solução eficaz para projetar soluções DRP (Disaster Recovery Plan - Plano de Recuperação de Desastres).

Uma das principais vantagens de ter a sua infraestrutura em diferentes soluções de nuvem é a flexibilidade. Isto porque será capaz de ajustar as necessidades do seu projeto o máximo possível, utilizando um ou outro fornecedor, dependendo das necessidades.

Outro ponto a favor da multinuvem é a redução das vulnerabilidades, já que o seu projeto não dependerá de uma única nuvem ou de um único fornecedor.

Outro benefício é que será capaz de aumentar a segurança dos seus dados. Ter a sua infraestrutura implantada em diferentes fornecedores permitir-lhe-á aderir aos diferentes regulamentos em termos de segurança da informação de diferentes países, como, por exemplo, o Regulamento Geral de Proteção de Dados ou o RGPD em Espanha.

Os ambientes multinuvem também apresentam desafios, principalmente em termos de segurança e interoperabilidade. Para avançar neste sentido, a Arsys participa ativamente no projeto https://www.decide-h2020.eu/ que procura facilitar e conseguir padronizar o acesso e a configuração destas plataformas multinuvem.

Como criar um ambiente multinuvem

A flexibilidade da nossa solução Nuvem Híbrida permite-lhe ter ambientes públicos e privados combinados onde alojar, com total segurança, o núcleo do seu projeto. Ao mesmo tempo, oferecemos-lhe a possibilidade de se ligar a qualquer uma das nuvens públicas, alojando nelas o resto da sua infraestrutura, confiando na nossa experiência na implementação deste tipo de ambiente.

A partir da nossa nuvem, podemos oferecer conectividade tanto IP, como L2 a diferentes fornecedores de nuvem pública, podendo definir não só o modo de conexão, mas também o fluxo ou a largura de banda. Isto permite a mesma flexibilidade e escalabilidade com dita ligação do que com o resto dos componentes da sua plataforma.

As opções ao implementar uma solução são expandidas. Pode tirar partido de certas capacidades que as grandes nuvens públicas nos oferecem globalmente, como melhorar as latências em locais remotos ou ter soluções DRP para contingências, mas sem perder de vista os nossos dados mais importantes, que ainda podem estar no nosso centro de dados em Espanha cumprindo, assim, com qualquer política de segurança atual. Em ambos os casos, os nossos engenheiros irão acompanhá-lo na implementação e gestão da sua plataforma multinuvem, quer esteja localizado numa nuvem pública como, por exemplo, a AWS ou a Azure, quer a sua plataforma esteja implementada numa nuvem especializada como, por exemplo, SAP ou Oracle. Com o valor acrescentado do nosso suporte 24x7 que o acompanhará permanentemente na manutenção de toda a sua infraestrutura.