Mais capacidade de armazenamento para os seus ambientes IoT
graças à infraestrutura na nuvem

Ambientes IoT, na vanguarda da tecnologia

A ligação a diferentes dispositivos e a partilha de informações tornou-se uma das chaves para a tecnologia e uma necessidade exigida por cada vez mais empresas e utilizadores. E esta é a base da infraestrutura da IoT, abreviatura do termo em Inglês, Internet of Things, que consiste numa rede formada por dispositivos e objetos ligados à Internet. São precisamente os objetos que diferenciam a IoT da rede tradicional, uma vez que podem ser de todos os tipos, desde sensores, ferramentas de automação doméstica e atuadores industriais até objetos do dia-a-dia como, por exemplo, relógios, frigoríficos ou mesmo sapatos e roupas.

Existem muitos exemplos, tanto na vida quotidiana como, por exemplo, na atividade empresarial, onde a IoT tem cada vez mais importância:

  • A domótica permite que uma casa seja automatizada e ligada remotamente, podendo consultar os dados recolhidos pelos sensores e atuar sobre os equipamentos ligados (termóstatos, luzes inteligentes, câmaras de vigilância e todos os eletrodomésticos que o permitirem) a partir de qualquer lugar.
  • O âmbito industrial, Industrial Internet of Things (IIoT). Neste caso, as instalações de produção podem ser controladas e monitorizadas remotamente e, inclusivamente, dependendo dos dados obtidos, iniciar protocolos de ação automáticos baseados em limiares de alerta sem a necessidade de interação humana, por exemplo, controlando a pressão dos circuitos de vapor que, no caso de pressão excessiva, atuam automaticamente sobre as válvulas de escape.

Solução para ambientes IoT

Os pilares básicos de uma arquitetura IoT são dispor de uma plataforma externa onde os dados obtidos podem ser armazenados e analisados e em que o acesso aos mesmos é o mais simples possível.

Para criar o seu ambiente IoT na Nuvem, acompanhamo-lo desde a conceção até à implementação e subsequente operação. Para projetar a sua solução, teremos em conta as suas necessidades de processamento e armazenamento e as suas exigências ao tomar decisões com base nos dados recolhidos. De acordo com esta informação, vamos propor-lhe o serviço mais adequado que nem sempre será uma solução completa na Nuvem, uma vez que em determinadas circunstâncias pode ser necessária uma resposta em tempo real a alguns dados específicos, exigindo que o processo dos mesmos seja realizado mais próximo da origem, que passou a chamar-se EDGE Computing.

Devido à variedade de protocolos utilizados hoje em dia na IoT e das diferentes possibilidades na implementação de uma solução deste tipo, oferecemos-lhe uma plataforma que é agnóstica a qualquer protocolo e tão padrão quanto possível para que a possa adaptar às suas necessidades sem dificuldade.

Uma das principais características da IoT é o grande volume de dados necessários para o armazenamento. Normalmente, haverá dois tipos:

  • Ficheiros grandes (como, por exemplo, vídeos de câmaras de segurança, gravações de som, etc.) que não requerem processamento imediato e podem ser armazenados de forma ordenada para referência posterior.
  • Bases de dados mais pequenas, na sua maioria baseadas em texto, mas com grandes requisitos de I/O alimentadas pelos sensores dos dispositivos IoT. Estes dados requerem processamento imediato e a sua consulta e modificação requererá um grande poder de cálculo.

Uma vez implementadas essas bases de dados, com a nossa solução na nuvem poderá aumentar os recursos da plataforma automaticamente no caso de detetar um consumo massivo de recursos nos seus servidores, ou do tráfego que está a ser gerado a partir dos seus dispositivos IoT. Graças à monitorização exaustiva que fazemos na Arsys das plataformas hospedadas nos nossos sistemas, poderemos adaptar a sua solução de acordo com as suas necessidades, desde o aumento de recursos até à implementação de plataformas híbridas.

Além disso, oferecemos-lhe tudo aquilo de que necessita para hospedar a sua ferramenta de Business Intelligence e Machine Learning. Desta forma, obterá o máximo dos seus dados, porque ainda mais importante do que os ter, é poder aceder-lhes, processá-los e poder, desse modo, tomar decisões. Neste aspeto, vamos ajudá-lo a implementar ferramentas como, por exemplo, Microsoft Power BI ou Tableau ou outras ferramentas de código aberto como, por exemplo, Grafana ou ELK em plataformas distribuídas, em HA e completamente seguras, que lhe permitirão otimizar a utilização de Big Data na sua empresa.

Todas as nossas soluções IoT são projetadas e operadas sob as mais rígidas regras de segurança. Para nós, é um dos pontos mais importantes e para os ambientes de IoT é um ponto de melhoria para muitas das soluções de IoT existentes no mercado. A plataforma IoT que projetarmos para si incluirá ferramentas de segurança de dados, com cifragem dos mesmos e backups de apoio periódicos. Além disso, terá segurança no canal de comunicação, com a possibilidade de implementar VPN, linhas ponto-a-ponto ou MPLS que assegurem o tráfego seguro dos dados, desde a sua origem, até ao seu armazenamento.