Virtual Desktop, o seu escritório na nuvem
em todos os momentos e dispositivos

O caminho para conceber uma solução de escritórios virtuais consolidada

A virtualização do escritório aparece pela primeira vez nos anos 70 com mainframes da IBM, a primeira tecnologia que permitiu que vários utilizadores trabalhassem no mesmo hardware. No entanto, só nos anos 90 começou a ser usada para descrever a possibilidade de separar a máquina física dos dados e programas que se executam nela. Isso permite que os utilizadores acedam, remotamente e com segurança, aos seus escritórios a partir de qualquer dispositivo capaz de se conectar remotamente a esse servidor central, sejam eles computadores, tablets, smartphones ou qualquer thin client.

Há muitas soluções tecnológicas que podem parecer as mesmas (VDI, Virtual Desktop Infrastructure ou Infraestrutura Dedicada de Virtualização de escritórios), mas não são. As primeiras implementações de escritórios virtuais não utilizavam tecnologias VDI, mas SDI (Shared Desktop Infrastructure ou Infraestrutura Partilhada de Virtualização de Escritórios), na qual todos os utilizadores partilham recursos de RAM, CPU e armazenamento. Isto implica potenciais problemas de desempenho e capacidades de personalização muito limitadas, uma vez que as aplicações têm de ser idênticas para todos os utilizadores. Mais tarde, a solução evoluiu para o modelo DaaS (Desktop as a Service), um escritório baseado em tecnologias VDI, mas hospedado na nuvem e fornecido como um serviço. Isto permite esquecer a complexa manutenção da tecnologia subjacente e pagar apenas pelos serviços contratados, esquecendo os dispendiosos investimentos iniciais na implementação e infraestrutura.

Recentemente, a implementação de escritórios virtuais no mercado tornou-se generalizada. Cada vez mais, as empresas optam por este tipo de solução devido à sua comercialização como serviço. Além disso, protocolos de acesso radicalmente melhorados, aceleradores de hardware e, acima de tudo, redes de alta velocidade permitem garantir a experiência de utilizador satisfatória. Finalmente, nos últimos meses, a situação excecional causada pela COVID-19 obrigou todas as empresas a repensar a forma de trabalho dos seus funcionários.

Os principais benefícios para as empresas ao utilizar qualquer tecnologia de virtualização de escritórios são:

  • Flexibilidade para trabalhar a partir de qualquer local e dispositivo com a mesma experiência de estar no escritório.
  • Centralização da administração.
  • Aceleração de implementações ou atualizações em massa de aplicações e sistemas operacionais

Que benefícios o Ambiente de Trabalho Virtual pode trazer ao seu negócio

Para lhe oferecer a melhor solução de escritórios virtuais, em 2018 assinámos um acordo com a Flexxible IT. Graças à sua experiência e à sua solução altamente especializada, conseguimos lançar um novo produto no mercado com o objetivo de impulsionar a adoção dos serviços Desktop as a Service (DaaS) em Espanha. Hoje hospedamos mais de 3 000 empregos virtualizados de mais de 300 empresas no nosso centro de dados.

O nosso Arsys Virtual Desktop é uma solução multi tenant para entrega como serviço de escritórios virtuais, baseada na tecnologia Citrix e na infraestrutura VDI (uma VM independente por escritório). Possui um painel de gestão centralizado (Flexxible|Suite) que lhe permite gerir centenas de locais de trabalho de uma forma fácil e estruturada.

Os principais benefícios desta solução são:

  • Redução de Capex na modalidade de serviço e pagamento mensal, sem qualquer custo inicial ou compromisso de permanência.
  • Painel de controlo flexível e intuitivo para gerir facilmente utilizadores, modelos e trabalhos para responder quase imediatamente às suas necessidades empresariais.
  • Compatibilidade (serviço baseado no sistema operativo Windows) com todas as aplicações e dispositivos locais que executam o Windows 10.
  • Rendimento: todos os utilizadores têm recursos dedicados.
  • Segurança: com software antivírus e acesso seguro, independentemente de onde é feito, e backup de todas as informações a cada 24 horas.

Também estamos habituados a criar diferentes tipos de soluções para os nossos clientes empresariais. Assim, dispomos de soluções baseadas em diferentes tecnologias (VMware, Citrix, Microsoft) e com diferentes modelos de entrega e complexidade (desde um simples servidor com acesso via Terminal Server, até ambientes complexos de VDI totalmente isolados e dedicados a um único projeto ou empresa).

Saiba mais sobre as nossas soluções de Desktop Virtual

Características do serviço
Descubra as vantagens da nossa solução de ambiente de trabalho virtual.
Ver vídeo
Trabalhe onde quiser com o nosso escritório virtual.