A nuvem privada é um serviço de infraestrutura como serviço, dedicado exclusivamente, tanto na sua gestão, como nos seus recursos a um único cliente ou organização. Desta forma, garante-se que a conceção da infraestrutura está totalmente alinhado com os requisitos do seu projeto, sem ter que tomar decisões de projeto de terceiros.
Além disso, graças à sua flexibilidade, poderá aumentar os recursos quando precisar deles ou hiper-convertê-los, gerindo apenas um tipo de hardware na plataforma. Isso dar-lhe-á não só simplicidade na gestão, mas também um elevado rendimento. Este tipo de infraestrutura também lhe permite reduzir os investimentos em tecnologia e recursos humanos, e o tempo de espera para pôr o seu projeto em funcionamento.
A nuvem privada contribui para resolver os desafios de consolidação de centros de dados otimizando o seu investimento. Além de cumprir todos os regulamentos atuais relativos às tecnologias de TI, a nuvem privada permitir-lhe-á, ao estar livre de decisões de desenho, cumprir com as políticas de governance internas.
Entre as principais utilizações que estão a ser realizadas das infraestruturas privadas de nuvem, cabe destacar o estourando ou movimentos de carga e o DRP ou instalações de recuperação perante desastres em ambientes tecnológicos. Em ambos os casos, a contribuição de uma nuvem privada é uma peça básica na construção de uma solução híbrida multi-nuvem.
Dependendo dos requisitos específicos do seu projeto, iremos propor a infraestrutura de nuvem privada que melhor se adequa às suas necessidades. Pode ser de uma nuvem pública com recursos dedicados, para uma nuvem privada distribuída ou, se preferir, uma solução hiperconvergente dos primeiros fabricantes no mercado. Para tal, contamos com a tecnologia de hiperconvergência da VMware.
Em todas elas poderá beneficiar de todas estas vantagens: